TJMG: Advogado Jair Leonardo Lopes faz sustentação oral aos 92 anos e recebe homenagens

O advogado, professor, ex-presidente da OAB-MG e ex-desembargador Jair Leonardo Lopes fez, aos 92 anos, uma sustentação oral na sessão da 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizada ontem, 5 de abril, quando recebeu diversas homenagens.
 
O presidente da câmara, desembargador Adilson Lamounier, quebrou o protocolo regimental para dar preferência à sustentação, com a anuência de todos os demais advogados. Todos queriam ter a oportunidade de ouvir a sustentação feita pelo advogado, que afirmou ser aquela talvez a última delas.
 
A seguir, Jair Leonardo Lopes recebeu diversas homenagens. O desembargador Adilson Lamounier disse que a sessão para ele tornou-se histórica, considerando também o longo relacionamento profissional que manteve com o advogado.
 
“É uma satisfação estar aqui neste momento e ouvir de quem tem muito a dizer, muito a ensinar e que ainda continuará muito nessa tribuna fazendo suas defesas”, acrescentou o desembargador Júlio César Lorens.
 
Por sua vez, o desembargador Alexandre Victor de Carvalho enalteceu a condição de professor de Jair Leonardo Lopes. “Para quem leciona, para quem espraia o ensino, para quem pode fazer com que o conhecimento seja apreendido, o qualificativo de professor é algo que sensibiliza e toca profundamente”, afirmou, lembrando que foi aluno do homenageado.  Ele destacou que o advogado “apresenta seu brilhantismo invulgar em sua manifestação oral e pode ainda dar muito de sua contribuição para a advocacia mineira”.
 
“Hoje é um dia muito especial para mim e para todos nós”, declarou o desembargador Eduardo Machado. “Fique certo de que o senhor não sabe hoje o prazer que todos tivemos, nesta Casa, assistindo a uma sustentação oral proferida por Vossa Excelência”, afirmou ao homenageado.
 
Em nome da OAB, o advogado Bruno Dias Cândido disse estar emocionado por ter tido “a honra de presenciar o professor fazer a sustentação oral, brilhante, como sempre”. Ele acrescentou que não poderia deixar despercebido o registro da OAB, “em razão dos relevantes serviços prestados pelo professor e ex-presidente”.
 
O procurador de justiça Evandro Manoel Senra Delgado, em nome do Ministério Público, agradeceu ao professor toda a contribuição que deu ao meio jurídico do Estado de Minas Gerais.
 
Manifestou-se também a advogada Carolina Lujan Rodrigues Leonardo, neta de Jair Leonardo Lopes, afirmando ser o avô seu grande orgulho, assim como da família. “Ele é quem despertou a paixão pelo direito criminal na nossa família e a felicidade de estar aqui ao lado dele hoje não tem tamanho”, disse.
 
Ao final, o homenageado tomou a palavra. “Vivo o direito penal há 68 anos, de dia e de noite, e toda hora”, afirmou. “Confesso que receber homenagem desta Câmara, deste Tribunal, na minha história, é que vai ficar registrado definitivamente, porque confesso que não esperava nada disso. Agradeço de todo o coração, do mais profundo da minha alma, essa homenagem de cada um de Vossas Excelências”, concluiu.

Fonte: TJMG (06/04/2016)